O que é cisto no útero?

O médico disse que tenho cistos no útero, fiquei apavorada! O que é cisto no útero?
  • Cistos
Cistos são formações muito comuns de acontecer e são popularmente confundidas com tumores e muitas vezes se faz confusão com câncer. Para você entender o que é um cisto, podemos exemplificar de maneira simples comparando o cisto com uma bexiga (aquelas de festas de crianças), porém no lugar do ar os cistos são geralmente preenchidos com líquido. Então um cisto é uma cápsula que contem um conteúdo líquido (ou gelatinoso).
  • Tipos de Cistos
Existem vários tipos de cistos (dermoide, sebáceo, pilonidal, sinovial, de Naboth) os cistos ainda podem ser (simples ou anecoicos, septados, complexos, únicos, múltiplos, microcistos, policistos). Os cistos podem aparecer em praticamente todos os órgãos do corpo. Sendo os mais comuns e conhecidos: os cistos nos ovários, tireoide, fígado, mamas ou seios, rim ou rins e outros órgãos.
  • Cisto no Útero
Os cistos no útero são localizados geralmente na parede do colo do útero e são o que chamamos de cistos de retenção ou Cistos de Naboth que é uma situação que ocorre no colo uterino e consiste na formação de um ou mais nódulos na parede uterina. Os cistos podem ocorrer de forma isolada ou podem aparecer vários cistos. A causa da formação dos cistos no útero geralmente são infecções prévias ou de irritação no colo do útero.
  • Cistos de Naboth
As glândulas de Naboth secretam muco com função lubrificante e quando a glândula tem o seu orifício de secreção fechado em decorrência de inflamações (ocorre o bloqueio da saída do muco), as glândulas, então, podem ficar cheias de secreção e conforme essas secreções se acumulam, forma-se um cisto que tem o aspecto de um nódulo que pode tornar-se grande e ser visto durante o exame ginecológico.
  • Relação entre Gravidez e Cistos no Útero
A mulher que tem cisto no útero pode engravidar normalmente e os cistos presentes no colo do útero não oferecem nenhum risco para a gravidez e não causam aborto ou parto prematuro. Este tipo de cisto não tem nenhuma relação com os cistos de ovário (cistos nos ovários podem sim estar relacionados com dificuldade de engravidar)
  • Sintomas dos Cistos no Útero
Não existem sintomas relacionados a esses cistos no útero e eles não indicam propriamente uma doença o problema de saúde. Os cistos presentes no útero não tem relação com miomas ou miomatose uterina.
  • Tratamento dos Cistos no Útero
Como este tipo de cisto não significa uma doença ou problema de saúde não é necessário nenhum tratamento, porém os cistos não desaparecem sozinhos e podem aumentar cada vez mais de tamanho e um procedimento de eletrocauterização pode ser necessário para a retirada do cisto, este procedimento é relativamente simples e pode ser realizado no próprio consultório médico.

30 comentários:

  1. Oi! Meu nome é Vanessa tenho 31 anos e estou tentando engravidar há 2 anos, já tenho uma filha de 7 anos e gostaria de ter outro, tentei por mais de um ano e nada! Fiz alguns exames e deu que estou com cistos nos ovários, pelo que li vai ser difícil eu conseguir engravidar, alguém pode me ajudar, sou tentante e queria muito ter mais um bebê! O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a presença pura e simples de cistos nos ovários ao fazer um exame de ultrassom não significa que vai ter dificuldade de engravidar. Somente quando esses cistos estão associados com a Síndrome dos Ovários Policísticos é que pode ser mais difícil de conseguir engravidar. Leve esse exame ao seu médico (ginecologista) para que ele faça o correto diagnóstico e a partir daí tomar as medidas necessárias para que você atinja seus objetivos!

      Excluir
    2. Dr° Douglas, niclopidemietro. Sim esto nao quer dizer nada, porem sempre procura um capaz da area.

      Excluir
  2. olá meu nome é alice descobrir que tenho um cisto no útero e vou ter que fazer uma cirurgia para a retirada do cisto,quero saber se depois que eu tirar vou poder engravidar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente seu médico poderá responder essa pergunta, porque a resposta depende do tipo, tamanho, localização e também de qual cirurgia vai ser feita!

      Excluir
  3. Minha médica disse que tenho um cisto no útero e ela falou que tenho que fazer uma cirurgia, não tem outro tratamento sem ser cirurgia? É que já fiz duas cirurgias: retiradas de vesícula e hérnia, eu não queria fazer outra só em último caso estou apelando para qualquer outro procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que existe a indicação de cirurgia por um médico é prudente você procurar um outro médico para pedir uma segunda opinião! E também é prudente sempre confiar no seu médico!

      Excluir
  4. Estou gravida de 3 meses e quando estava de 7 semanas de gestação foi detectado um cisto dentro do meu útero, mas pelo incrível que pareça ele sumiu sozinho. Isso é possível?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho um cisto de Naboth complexo no ovário esquerdo e minha medica falou que devido a isso não posso engravidar...Queria mais informações.Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cisto de Naboth e cisto no ovário são coisas bem diferentes, e não são todos os casos em que a mulher não vai engravidar (na verdade essa é a exceção), precisa conversar com sua médica para saber o que realmente está acontecendo!

      Excluir
  6. Oi tenho 17 anos e estou tendo sangramento a uns 20 dias marquei alguns exames mas ainda não sairam o resultado mas estou preocupada pode ser cisto ou algo do tipo to com muito medo isso pode prejudicar em uma uma gravidez futuramente ? Aguardo a resposta obrigada

    ResponderExcluir
  7. oi meu nome e adriana e possil eu estar garavida minha menstruação esta bem pouco mas minha barriga treme muito e aõ logo do dia fica muito dura e garnde

    ResponderExcluir
  8. eu estou de 13 semanas e meu cisto esta evoluindo e o medico disse que ele pode estourar e que é grave estou morrendo de mendo!

    ResponderExcluir
  9. Ola.
    Eu tirei um ovário esquerdo pq eu estava com um cisto que tinha (cabelo,osso.massa e liquido) que estava crescendo
    E passou um tempo e voltei a medica e eu fiz uns exames que ela me pediu e constatou que eu estava com outro cisto no ovário direito e diz que e o mesmo que eu tinha no ovário esquerdo mais esse cisto no ovário direito não cresce e depois eu fiz outro exame e constatou no colo do útero mas todos exames estava com essa manchinha no colo do útero e nem um outros médicos que fez esses exames constatou que eu tinha esse cisto no colo do útero
    E a minha medica falou que esse cisto no colo do útero não e grave mais o cisto no ovário e ela falou para mim tentar engravidar e me passou acido fólico pq o cisto não esta crescendo e minha menstruação esta atrasada 4 dias e eu fiz o exame de gravidez deu negativo como eu posso engravidar mais rapido?

    ResponderExcluir
  10. Tenho 31 anos e um cisto no utero de 2cm, e a medica pediu p eu tomar anticoncepcional durante um ano q o meu cisto irá desaparecer, e disse q arriscado eu engravidar. Isso procede?

    ResponderExcluir
  11. Ola meu nome é Jessica tenho 21 anos tenho um filho , mais a minha pergunta é ? fui no ginecologista porque estava com muita dor colo do Utero porém fiz exame para
    saber o que eu tinha e o médico falou que tinha Cisto 2 UM DE 3 centimetro e outro de 2 centimetro , e como eu mudei cidade não vi o resultado com ginecologista eu to muito preoculpada com as dores e quando eu faço relação também doi de mais queria saber se eu ocorre risco Obs: Também tenho corrimento

    ResponderExcluir
  12. olá pessoal, eu estou preocupado com esse assunto minha namorada esta com o famoso CISTO e ela descobriu isso atravez de um ixame feito pelo serviço e foi dito a ela q ela nao poderia engravidar, eu qria saber se é verdade ou nao!!

    ResponderExcluir
  13. Estou com um cisto de 3,5cm no útero, minha menstruação costuma descer dia 20 e a ulltima vez que menstruei foi dia 19/12/2013 ate a data de hoje 03/02/2014 ela nao desceu, estou sentindo colica, mudança de humor e sono, só que ja fiz teste de gravidez e deu negativo o que pode ser?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Meu nome é Thais Crstina,tenho 18 anos,eu descobri que tenho este Cisto no Utero estes dias,eu fiquei muito triste porque me falaram que eu tenho que parar de fazer academia pois isso pode prejudica minha situação. Isso é verdade? Pode Prejudicar? De qual maneira? Eu sou viciada em Academia e Capoeira e gostaria muito de saber se isso é Verdade? Terei que parar de me exercitar mesmo??
    Desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  15. Ola! Minha namorada está com sintomas de gravidez mais ela fez o teste de farmácia e deu negativo. Pode ser um cisto?

    ResponderExcluir
  16. eu ontem descobrir que estou com cisto, e queria sabe ser posso engravidar

    ResponderExcluir
  17. Olá!No meu US deu cisto anecoíco no endométrio de 0,4 cm de diâmetro com o útero de 16 mm com suspeita de saco gestacional a médica pediu para que eu fizesse o beta hcg e deu negativo...posso estar grávida mesmo assim

    ResponderExcluir
  18. Dr preciso que me ajude a não perder meu utero cisto de aspecto denso ovariano à esquerda imagens nódulo uterino com degeneração cistico o médico acha melhor tira tudo me ajude como posso achar o senhor

    ResponderExcluir
  19. descobri que tenho um cisto no colo do utrero e fiz um uultrassonografica este ciso e perigoso qual e o sintoma me responda por favor me responda a minhas pergunta

    ResponderExcluir
  20. Bom meu nome é anny e eu tava gravida cm mts sangramentos , passei no medico e depois d exames descobri q perdi meu bebe pelo fato d ter naw apenas um cisto mais varios no utero oque eu faço agora '??

    ResponderExcluir
  21. oi doutor meu nome é Brenda tenho 20 anos
    estou com sintomas de gravidez todos os sintomas : nauseas enjoos horriveis e ausencia de menstruação a 3 messes
    hoje bati uma USG transvagginal e a medica me disse que eu tinha um cisto enorme no utero e nao mencionou nada relacionado a gravidez
    enfim queria saber se o cisto que tenho é oque esta causando os sintomas ou devo fazer outra USG cm outro medico

    ResponderExcluir
  22. Ol meu nome é Julia tenho 44 anos acabei minha cartela de pilula dia 26/04 e até agora nao veio a menstruação. Ja fiz 2 testes de gravidez 1 de sangue e 1 de farmacia e deram negativo e o medico mandou eu esperar só que até agora nada , isto pode ser um cisto?

    ResponderExcluir
  23. Minha esposa esta com cisto de retenção À direita . mais o problema que ao ter relação com ela ela sente dor ai mal da pra fazer nada queria saber se essa dor e normal do cisto

    ResponderExcluir
  24. Ola eu tenho um cisto no utero e tenho muito medo de operaçoes e outras coisas eu nao tenho nenhum filho e tenho muito medo de não poder ter nenhum por causa do cisto no utero é muito grave oque eu faço ? Boa noite obg.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou faça uma pergunta! Sua opinião é muito importante para nós!